5 de jan. de 2015

Com mudança de estilo musical, Taylor Swift salvou a indústria pop americana em 2014

"1989" possibilitou aumento das vendas do gênero nos EUA.

A música pop tem que agradecer à Taylor Swift por sua incursão no gênero, com o álbum “1989”. Graças à mudança de estilo musical da cantora e às vendas de 3,36 milhões de cópias nos EUA, a indústria de música pop cresceu 0,1% em 2014 com relação a 2013 (foi o único estilo a registrar aumento de vendas). Se “1989” não tivesse existido, o gênero musical teria sofrido recuo de 10,6% em vendas. Dá para dizer que Taylor salvou o pop e 2014.

A matemática é simples e os números são óbvios. “1989” foi o único álbum a vender mais de um milhão de cópias na semana de lançamento, o que já mostrou seu potencial. Ao fechar o ano com mais de três milhões de unidades vendidas nos EUA, ele significou mais de 10% das vendas anuais de música pop no mercado americano. Em contraponto, a música country registrou uma queda de 16,6% em vendas sem Taylor Swift.

Neste ano, será a vez da turnê fazer seus números. A “1989 World Tour” começará em 5 de maio, com 77 shows marcados até 12 de dezembro. A cantora passará pela América do Norte (com 61 apresentações), Ásia, Europa e Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário